quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Mestres da Guitarra: cordas elétricas ao alcance de todos

festival

Mestres da Guitarra: cordas elétricas ao alcance de todos

08.08.2013





De hoje a sábado, o Conservatório Alberto Nepomuceno abre suas portas para os amantes do instrumento
Pela primeira vez, as guitarras serão as verdadeiras protagonistas. De hoje, dia 8, a sábado, dia 10, o Centro Cultural Banco do Nordeste promove, no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, o Festival Mestres da Guitarra. "Já acontecia um evento semelhante, mas voltando para o contrabaixo. Começou como Festival Cover Baixo Fortaleza e agora se chama Mestres dos Graves. Nós, da guitarra, tínhamos muita vontade de promover algo nesse formato", afirma o guitarrista Pilho, um dos organizadores do evento e fundador da escola de música Guitartrix, especializada no ensino do instrumento.

Cearenses abrem os trabalhos: Cainã Cavalcante (acima), Marcos Maia (centro), Felipe Cazaux e Pilho (abaixo) fotos: Viviane Pinheiro 22/02/2012 e Fabiane de Paula

O Mestres da Guitarra é, portanto, voltado principalmente para estudantes de música e guitarristas de todos os níveis, que desejem aprimorar suas técnicas e tirar dúvidas com alguns dos melhores instrumentistas do País.

Programa

O passeio pela história das magricelas de madeira começa hoje, a partir das 14h, na sala 19 do Conservatório, localizado no bairro Benfica. A nata da guitarra cearense - Marcos Maia, Felipe Cazaux, Cainã Cavalcante e Pilho - falam sobre os gêneros e estilos da guitarra elétrica, do blues rural do Mississipi ao dinamismo caótico do Heavy Metal.

Das16h às 18h30, apresentam-se para o público os músicos Stênio Gonçalves (CE), Felipe Facó (CE), Felipe Cazaux (CE) e Ozielzinho (PI).

Na sexta-feira, a programação oferece duas opções formativas: o workshop de Guitarra Brasileira, com Luciano Magno e Zé Filho, das 14h às 15h30; ou, no mesmo horário, a oficina de Métodos do Ensino em Música, voltada especialmente para professores de arte e educação, ministrada por Junior Marques, licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Já no sábado, o guitarrista baiano Jonathan Rafael, apresenta um worskshop justamente sobre guitarra baiana. "Não queríamos que fossem apenas apresentações. Nelas, geralmente tocamos nossa música e vamos embora, sem um maior contato com o público. No Mestres da Guitarra, bolamos os workshows, uma mistura de apresentação e oficina", comenta Pilho.

No sábado, a partir das 18h30, os paulistas Roger Franco e Sydnei Carvalho promovem um desses "workshows". Roger , que iniciou sua carreira na cidade de Vilhena, em Rondônia, é reconhecido, entre outros, por suas aulas de guitarra pela internet. Já Sydnei Carvalho tem formação em violão erudito e guitarra pelo Musicians Institute de Los Angeles, uma das mais importantes escolas de guitarra do mundo.

"A música instrumental ainda é elitista. Nossa ideia é não só formar plateia, mas aprimorar o talento de quem toca guitarra, permitindo que o público interfira no show, tire dúvidas. Isso é um privilégio", defende Pilho.

Mais informações

Festival Mestres da Guitarra 2013. De hoje a sábado, no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (Av. da Universidade, n° 2210, Benfica). Gratuito. Contato: (85) 3464.3108

MAYARA DE ARAÚJOREPÓRTER


Diário do nordeste
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1301266



Nenhum comentário: